quinta-feira, junho 29, 2006

Numa-Crise-Midiática-Analytics!!

Me cadastrei no relacionamentodigital.com. Não, nada disso diz
respeito a "encontre seu amor em 5 min", a parada é mais embaixo (lá ele).

Tenho lido muita coisa sobre análises métricas, planejamento web,
arquitetura de informação (ultimamente tenho sofrido de crise
midiática!), mas o artigo de Ruy Carneiro do I-Group, "Web Analytics...
o que é isso?" me chamou a atenção.

Mesmo tendo ferramentas de software como foco nesse artigo, não quero
falar sobre isso (além de não entender nadica de nada, não é minha
praia!), o legal da matéria é que ele faz uma analogia sobre o
comportamento do consumidor (sim, vamos nos basear em Froid e ainda
manipular nossos sites com mecanismos behavioristas! Ele não disse
isso, mas acredito que seja o caminho!!).

Conseguiremos ter "insigths" do comportamento dos consumidores através
da análise de dados (isso, todos já sabem!). Esses números de acessos,
caminhos percorridos, ROI, devem ser integrados e analizados com cada
setor da empresa separadamente (isso você sabia? eu não!), dessa
forma poderemos criar estratégias, desenvolver e planejar o site,
passando para o papel o ponto forte de cada setor organizacional (trabalho em
série!).

Assim, todos se sentem parte do desenvolvimento (como um todo) e parte
do planejamento até a finalização do projeto (web, como é o caso). Ao
final, teremos um único objetivo e mais ferramentas capazes de
finalizar com um resultado positivo. Acho que é bem por aí!

Para as fases de planejamento e elaboração de estratégias para
websites, ele cita a Metologogia Moebius (praticada pela própria
I-Group), que se justifica seguindo as etapas de Diagnótico, Prognótico, Produção e Monitoramento Pró-Ativo (aqui chega-se nas análises métricas!).

Achei muito "Philip Kotler", em Marketing Administrativo, mudam-se
apenas alguns termos. Posso estar completamente enganada. Ruy que o
diga!

Aliás, ele respondeu meu e-mail e me recomendou três livros sobre o
assunto. Um passatempo até terminar o dele!

Fica a dica:

- Mirando Resultados – Ricardo Almeida e Marcelo Oliveira – Ed Novatec
- Web Analytics Desmistified – Eric T Peterson
- The big book of KPI – Eric T Peterson

8 comentários:

Anônimo disse...

Tenho sofrido de "crise-sistemidiática"!! Putz!
Ruy tbm poderia ser psicólogo!!!

Anônimo disse...

Os melhores "papers" são da Webtrends. Tenho vários. Se quiser diga...se não quiser, vou te passar de qualquer jeito e te obrigar a ler. O que acha?

Anônimo disse...

Vamos brincar de atualizar isso aqui??

Anônimo disse...

cof...cof...cof...

quanta poeira...

Anônimo disse...

hunf...se não canta,dança e como hein? Ela respira dança agora,sonha com a dança, sem falar das horas gasta na frente do espelho!!!Oww empolgação, nunca vi desse jeitu!
Mas isso é bom demaisssssss mesmo...um dia você chega lah prima como a mulher do vídeooo!hehe
=***

Anônimo disse...

ISSO AQUI MORREU?

Anônimo disse...

ISSO AQUI MORREU?

Anônimo disse...

Mel, muito boa análise!

Para tentarmos achar respostas no Brasil sobre Analytcs, criei um grupo de discussão no Yahoo no qual já participam algumas pessoas do mercado.

Acesse:
http://br.groups.yahoo.com/group/webanalytics_brasil

Para participar:
Se você já tem um login Yahoo:
http://br.groups.yahoo.com/group/webanalytics_brasil/join

Se não tem login yahoo, é só enviar um email para: webanalytics_brasil-subscribe@yahoogrupos.com.br

ok?

Ah e fique à vontade para indicar para quem mais você conhecer que queira discutir isso :)

Legal saber que tem soteropolitanos pensando nisso, acredito muito no mercado dai, aqui em sampa, é uma maluquice só.

Abs
Leo